quinta-feira, 26 de novembro de 2009

TERAPIA CRANIOSSACRAL

Equilibrando o funcionamento do Sistema Nervoso Central e Autônomo e resgatando a capacidade de auto cura do corpo, surge um profundo relaxamento e sensação de bem-estar em todos os níveis.

Com uma abordagem sutil e não-invasiva, a Terapia de Integração Craniossacral é uma forma de tratamento eficaz que ajuda a criar condições ótimas de saúde, encorajando a vitalidade e regulando o funcionamento do sistema nervoso através da liberação de restrições do sistema craniossacral.
Sistema fisiológico formado pelas meninges, os ossos cranianos, o sacro, o fluido cerebrospinal (liquor ou líquido cefalorraquidiano) e as estruturas que controlam o fluxo de secreção e drenagem do líquido.

Melhorar o funcionamento do sistema craniossacral (craniosacral ou crânio-sacro) significa melhorar a circulação do liquor, que circula entre as meninges ao redor do cérebro e ao longo de toda coluna vertebral.
O liquor é um líquido claro filtrado do sangue por estruturas especificas (plexo coroidal) nos ventrículos dentro do cérebro que tem por função a nutrição, a proteção mecânica e química do cérebro e medula espinhal. O sistema craniossacral exerce um influência poderosa e direta sobre o cérebro e a medula espinhal, além das glândulas pituitária e pineal.
"O líquido cerebrospinal é o elemento conhecido mais refinado no corpo humano... Aquele que for sensato verá que este grandioso rio da vida deve ser aberto e o campo murcho deve ser irrigado imediatamente ou a colheita da saúde estará perdida para sempre"- Dr. A.Still
Ritmo Craniossacral

A produção e distribuição do liquor pelo Sistema Craniossacral cria uma pulsação ritmica que pode ser percebida em qualquer parte do corpo por meio de palpação especifica, sendo independente dos ritmos cardíaco e respiratório. Por sua íntima relação com o sistema nervoso e endócrino, podemos dizer que o bom funcionamento do sistema craniossacral promove a saúde no corpo inteiro.
"Os vermes nao comem a madeira viva onde corre a seiva vital; a ferrugem não impede a abertura do portão quando as dobradiças são usadas todos os dias. Movimento traz saúde e vida. Estagnação traz doença e morte" - Provérbio da Medicina Tradicional Chinesa
Origens:
A Terapia Integração Craniossacral tem sua base nos estudos pioneiros do osteopata americano Dr. William Sutherland no inicio do século 20 (1920-1930 aproximadamente).
Ele observou que os ossos do crânio permitiam um pequeno grau de movimentação entre eles, uma idéia radical que contrariava os textos de anatomia da Escola Inglesa que ensinavam que os ossos cranianos eram solidificados antes da idade adulta.
Desenvolveu pesquisas e experiências que deram origem a um sistema de tratamento chamado de osteopatia craniana.
Desde os anos 70, o osteopata James Jealous continua os estudos da odisséia perceptual de Sutherland, desenvolvendo o modelo biodinâmico da osteopatia craniana, revolucionando e inovando a prática da osteopatia tradicional.
Outro médico e osteopata americano, Dr. John Upledger, descobriu acidentalmente o Sistema Craniossacral durante uma cirurgia de rotina e desenvolveu uma série de pesquisas na Universidade de Michigan que comprovaram e deram origem as bases científicas do sistema craniossacral, sua função e técnicas de tratamento que podem resolver uma grande gama de problemas de saúde, a chamada Craniosacral Therapy.
Já nos anos 80, Franklin Sills desenvolveu a abordagem da chamada Biodynamic Craniosacral Therapy, considerando as forças dinâmicas criadoras e organizadoras do corpo humano. A expressão destas forças por meio da chamada Respiração Primária pode ser percebida pelo terapeuta como ciclos palpáveis de expansão e contração. Tais movimentos são emanados do "Sopro da Vida", termo cunhado por Sutherland para descrever o substrato profundo das manifestações físicas que refletem uma dimensão perceptual nao-física. Nesta abordagem moderna, os terapeutas atuam como facilitadores das condições em que as forças naturais do corpo podem ser otimizadas para que as auto-correções ocorram com segurança e eficácia.

Harmonia e Equilíbrio

Dissolvendo-se as tensões físicas e os bloqueios psico-emocionais que interferem no funcionamento saudável do Sistema Craniossacral, os mecanismos de auto cura do corpo são ativados, surgindo um estado de profundo relaxamento, integração e bem estar.
Integração Craniossacral é mais do que uma técnica; é um convite a um reencontro com nosso próprio Ser, com a própria celebração da Vida...
Fonte:


"O Amor"


É a força mais curativa do mundo.

Nada penetra mais profundo do que o Amor:

ele cura não apenas o corpo, nem apenas a mente, mas também a alma.

Então, tornamo-nos um ser total, completo –e ser total é ser sagrado."

"A saúde física é um fenômeno superficial; pode acontecer através da medicina,

pode acontecer através da ciência.

Mas o centro mais profundo do ser pode ser curado somente através do Amor.

Aqueles que conhecem o segredo do Amor conhecem o maior segredo da vida.

E então, não há miséria para eles, nem velhice, nem morte."

Osho

2 comentários:

romério rômulo disse...

cláudia:
chego aqui pela diversos afins.
um abraço.
romério

Anônimo disse...

o amor confunde, tem caras diversas. tem tempos diversos, tem seu espaço e não se revela, existe no presente porém se esconde, Quem é o amor? Onde está o amor? Quem o encontrar estará rico.